“A maior virtude de um herói não está nos seus poderes, mas sim nas suas atitudes de bondade e compaixão” – Superman falando sobre Chico Bento, na parceria entre Maurício de Sousa Produções e DC Comics.

            Pode parecer inusitado um encontro entre dois heróis, como Super-Homem e Mulher Maravilha, e nosso querido Chico Bento, e mais ainda, pois a parceria entre essas duas empresas resultou em mais algumas boas histórias entre vários outros heróis da DC Comics e os personagens do Maurício de Sousa. Mas acontece que, se por um lado, nós temos Super-Heróis lidando com suas dificuldades, defeitos pessoais e desafios, porém dando a volta por cima para, por fim, sempre colocar em prática seus ideais de justiça combatendo o mal sob quaisquer circunstâncias, por outro lado, como já conhecemos, todos os personagens da Turma da Mônica estão inseridos no coração, não só de toda criança, mas também dos adultos, pois, a originalidade dessa obra criada por Maurício de Sousa, sempre nos traz sorrisos agradáveis e afetuosos, que só surgem quando há alegria, leveza e simplicidade sincera na construção de suas histórias.

                E Chico Bento está mais ainda inserido nessa simplicidade, pois naquele cenário interiorano inspirador, vemos partindo dele com facilidade, ações bondosas repletas da ingenuidade de quem tem um bom coração e nem se dá conta disso. E o Super-Homem, dentro da história, conseguiu captar isso muito bem no Chico Bento, e o eleva ao estágio de um herói, não por ter superpoderes, mas por ter virtudes de simplicidade e compaixão para com o próximo. E quem é que não se emociona quando o bem é colocado em prática? Em todo filme, história ou música que ouvimos ficamos esperando esse momento mágico, porque naturalmente buscamos aquilo que é belo e bom. É da natureza humana querer o bem. E, se envolver nessa história simples, como hão de ser os quadrinhos de Maurício de Sousa, seria evidente se emocionar com o bem.

                Super-Homem e Mulher Maravilha estão observando o planeta Terra do espaço, conversando sobre como seria bom ter um pouco de paz e sobre como, quem sabe um dia, se o ser humano fosse menos egoísta, o mundo não seria um lugar melhor. Mulher-Maravilha pergunta se o Super-Homem não conheceria pelo menos um lugar na Terra com um pouquinho dessa paz para eles tirarem uma folga de apenas alguns dias. É aí que o Super-Homem revela que já vinha observando uma família de longe. Uma família simples, onde a paz reina, a família do Chico Bento.

               A história se desenrola até que Super-Homem e Mulher-Maravilha, agora disfarçados de Clark e Diana, são convidados para tomar um café com leite e comer um bolo de fubá, na fazenda dos pais de Chico Bento, Seu Tonico e Dona Cotinha. Lá encontram a paz, que tanto desejavam, na simplicidade e no acolhimento, tanto que Seu Tonico diz assim: “Oceis são mais qui bem-vindo pra posá aqui im casa enquanto tiverem por aqui!”, num sotaque típico de parte da cultura brasileira , que também nos remete à uma hospitalidade que podemos, se quisermos, conhecer pelo interior do nosso país. A plantação, o celeiro, o ambiente da roça e da família faz Clark relembrar sua infância e ficar muito feliz com isso, e ainda, ‘a noitinha’ ouviam as histórias folclóricas brasileiras que Chico Bento contava envolta da fogueira, como histórias do curupira, por exemplo.

               É claro que partir daí, sempre há um desafio a ser vencido, mas Clark e Diana, percebem a importância da simplicidade e como ela pode trazer a paz. Pois, às vezes, queremos fazer algo extraordinário em nossa vida para ela possa ter um suposto sentido a mais, queremos ser reconhecidos pelo que fazemos esperando sempre a aprovação do outro, e nem nos damos conta de que a paz já pode estar ao nosso redor, com a simplicidade. Um sábio, por exemplo, sabe reconhecer, que sem as primeiras letras do alfabeto, não teria chegado onde estaria. O músico também sabe que uma simples nota fora de tom poderia estragar o todo de uma sinfonia. Mas queremos fazer ao contrário, nos sentindo destinados a cumprir coisas grandes, mas incapaz de cumprir o mínimo.

               Ao olharmos, por exemplo, o campo de batalha contra monstros e alienígenas dos quais Super Homem e Mulher Maravilha enfrentam, muitas vezes, não somos capazes de analisar aquilo que é invisível aos olhos, pois sem a simplicidade dos pais de Clark Kent, sem a fazenda, sem o trabalho no campo, sem o café com leite, sem o pão de queijo, sem o carinho e a estrutura da família, Clark não teria construído sua base, sua estrutura e seus ideais tão firmes para, muito além dos seus super poderes, fazer dele um herói. Assim se dá com Diana e também com Chico Bento.

               Sem estragar a história, após toda a confusão, como sempre, ter sido resolvida, Super Homem e Mulher Maravilha percebem que Chico Bento é mesmo um menino de ouro, pois ao se deparar com aquele que lhe prejudicou e quando o mesmo deveria ser levado a justiça, Chico Bento decide dar outra chance. Vai além de enxergar as dificuldades que levaram o homem que lhe prejudicou a fazer o que fez e age, não como aquele que quer que os outros sejam como nós gostaríamos, tentando força-las a mudarem, como normalmente fazemos, mas como aquele que olha para uma outra pessoa, completamente diferente dos nossos costumes e ações, e tenta agregar aprendendo com essas diferenças. É muito fácil para a gente concordar com as pessoas que concordam ou agem como a gente, mas é muito mais difícil e heroico, agregar aquele que pensa e age diferente de nós. Mas é exatamente com essas diferenças e com essas situações diferentes do que estamos habitualmente acostumados a fazer, mais os ingredientes da família, da simplicidade, e dos nossos ideais firmes, que aprenderemos com mais propriedade se NÃO ficarmos dentro no nosso círculo de ações iguais, excluindo, por exemplo, pessoas diferentes de nós mesmos. Na balança o que é melhor? Focarmos na nossa expectativa para que o outro seja como desejamos ou na nossa melhora de cada dia para aceitarmos com mais sabedoria pessoas diferentes de nós?

               De modo geral, Super-Homem e Mulher Maravilha estão sempre lutando as maiores batalhas de ordem física, mas buscam refúgio na simplicidade e na família. E Chico Bento é mesmo um menino de ouro, não por querer ter poderes iguais ao do Super-Homem, mas por ter atitudes simples de bondade e compaixão, que está ao alcance de todos nós.

#chicobento #mauriciodesousa #superhomem #mulhermaravilha #dc #dccomics #empatia #simplicidade #amor #sabedoria #familia #educacao #paiheroi #filhoheroi #exemplo #autoconhecimento #desenvolvimento #cafe #zumbi #cafecomzumbi #heroi #oheroiqueexisteemnos

VEJA NOSSA ANÁLISE EM VÍDEO CLICANDO ABAIXO:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Botão-PHFH-Video-124x42px-1.png

OUÇA NOSSO PODCAST NO SPOTIFY, ITUNES, NO SEU PLAYER PREFERIDO OU FAÇA O DOWNLOAD ABAIXO:

Fábio Henrique Marques
Gostou? Que tal compartilhar